CAFÉ AFA: A HISTORIA DA INDUSTRIA ALIMENTÍCIA DE ALAGOAS



 O café "AFA" foi fundado em 25.07.1925. O fundador da empresa foi ANTÔNIO FRANCISCO ANTUNES , donde o mesmo tirou as iniciais do nome para formar a marca "AFA".

É a empresa mais antiga em atividade no ramo de torrefação de café em Alagoas, e seguramente uma das mais antigas do Nordeste e até do Brasil.

 ALGUNS ASPECTOS DE NOSSA HISTÓRIA

 Até 1981, funcionou na Rua Barão de Alagoas, Nº 11, na esquina com a Praça Deodoro, no centro de Maceió.

 De 1925 até 1975, produzia, além do Café AFA tradicional e extra fino, fubá de milho, farinha de milho torrada e açúcar refinado, todos estes vendidos sob a marca "AFA".

 Em 1976, a empresa, necessitando de mais espaço para crescer, adquiriu um terreno no Tabuleiro do Martins, onde já existia a fábrica " Manguaba" que produzia massas e biscoitos populares.

 Desde aquela época a empresa vem promovendo uma grande modernização em seu maquinário, aprimorando a qualidade de seus produtos, bem como a sua apresentação. Mudou a marca para " AFA" e hoje vende 10 vezes mais do que o ano de 1976.

 Em 1960 a " AFA" , trouxe para Alagoas o primeiro torrador de café a ar quente, grande avanço na indústria, na época, pois evitava a transferência dos odores da combustão para o produto, torrando assim o café mais saboroso e mais isento de odores impróprios.

 Em 1961, a "AFA" adquiriu em São Paulo um maquinário completo semi-automático para pesagem e embalagem de café, que foi, na época a segunda máquina desse nível em todo Norte e Nordeste do Brasil.

 1966 - Foi o ano que marcou a chegada a Alagoas do primeiro caminhão equipado com furgão de alumínio, que na época era produzido em chapa galvanizada, para transporte de cargas com a maior proteção - Quem o trouxe ? - ANTUNES & CIA LTDA. , para transportar com segurança, o seu café " AFA" , entregando-o em todos os pontos de venda do Estado de Alagoas, semanalmente.

 1978 - A " AFA" adquiriu, além de um torrador de café semi-automático, com grandes avanços no controle da torração, bem como na melhoria da conservação do sabor e do aroma do café torrado, uma máquina automática de empacotamento de café, partindo do filme de embalagem, pesando e selando os saquinhos de café, sem menor contato manual.

 1981 - A partir deste ano, ano em que o café " AFA" passou a ser produzido na nova fábrica no Tabuleiro do Martins, à margem da BR 104, a empresa adquiriu uma segunda máquina de empacotar café automaticamente e integrou todo o sistema de produção de forma que os visitantes só percebem que se produz café torrado e moído através de visores por onde eles passam, pois ninguém tem o menor contato com o produto.

 As novas instalações da indústria ocupavam de 1981, cerca de 6.000 metros quadrados de área construída, entre galpões industriais e escritório, incluindo vestiário, casa de força e refeitório.

 Ainda em 1981, instalou em Alagoas, uma máquina de embalar café torrado e moído a vácuo puro, sendo até hoje a única empresa do Estado com capacidade para produzi-lo.

 Em 1990, foi construído um galpão com mais de 2.000 metros quadrados, exclusivamente para as instalações industriais de produção de biscoitos.

 Instalou recentemente um forno de fabricação de biscoitos com capacidade para produzir aproximadamente 24.000 quilos/dia, aproximadamente 500.000 quilos/mês.

 Em 1992 adquiriu um moinho de rolos para moer café, que é o sistema mais avançado que se conhece no mundo, dando ao café maior rendimento na sua utilização pelo consumidor, conservando as suas características naturais.

EXTRAÍDA DOS ARQUIVOS PROFUNDOS DA WEB SITE CAFÉ AFA 

Postar um comentário

0 Comentários