Maceió Antiga Engenho Massayó


Engenho Massayó - Matriz do engenho


História

Maceió foi fundada em 5 de dezembro de 1815 e faz parte da rota de turistas brasileiros e estrangeiros quando visitam o Nordeste. Saiba mais sobre a cidade nos textos que o IBGE teen preparou especialmente para homenageá-la no dia em que faz aniversário.

ORIGENS

O primeiro governador de Alagoas, Francisco de Melo e Póvoas, iniciou a construção da nova capital em torno do Engenho Massayó. A área era um terreno alagadiço apelidado pelos índios do local de "Maçai-o-ok", cujo significado é "que tapa o alagadiço". Passou a se chamar Maceió com a vinda dos colonizadores, no século XVII.
Antes de se tornar vila, os navios portugueses atracavam na enseada natural de Maceió chamada Jaraguá para escoar os carregamentos de madeira. O lugar funcionava, então, como um porto, servindo mais tarde para embarcar cana-de-açúcar produzida nos engenhos próximos.
O principal produto na região era o algodão - um chamariz para os ingleses que logo desembarcaram no porto de Jaraguá em busca da especiaria.
Em 5 de dezembro de 1815, o povoado foi desmembrado do porto através da assinatura do alvará régio por D. João VI, ganhando status de vila. E em 16 de dezembro de 1839, a sede do governo foi instalada na cidade, tornando-a capital de Alagoas.
Fonte:www.portalsaofrancisco.com.br

Postar um comentário

0 Comentários